PROGRAMA REPENSE

Um programa do Instituto Ibietê junto à Grão Germinadora para repensar, reorganizar, reavaliar e reestruturar novos modelos mentais para uma vida mais autêntica, alegre e realizada.

O Programa R E P E N S E leva em consideração que todos os indivíduos têm suas bagagens e opiniões válidas para fortalecer um coletivo mais consciente e colaborativo.

O Programa Repense funciona como um Curso de Formação Livre. Ao fazer uma assinatura no programa você poderá escolher o Eixo Temático e adquirir um curso de 12 módulos imersivos com o total de 192 horas de diversas vivências práticas aqui no Ibietê! 

É uma formação para Nova Era, para ampliarmos a visão e realizarmos transformações pessoais seja sobre estilo de vida, padrão de consumo, autocuidado, meio ambiente, sustentabilidade, carreira (propósito de vida), educação, alimentação, saúde e relacionamento com a natureza.

Em breve os assinantes também terão acesso a uma Plataforma de Ensino a Distância onde disponibilizaremos todo o conteúdo das vivências e materiais extras para o seus estudos.

Para aprofundar ainda mais seu conhecimento, criamos também Grupos de Estudos e Debates no Whatsapp. Acompanhe abaixo a relação de Eixos Temáticos e faça parte dessa mudança!

>> CURTIU A PROPOSTA? FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

Os 10 primeiros inscritos ganharão 25% de desconto!
CORRE LÁ! VAGAS LIMITADAS!

 

A Formação Livre em Bioconstrução proporcionará aos participantes um entendimento teórico e prático sobre construção de baixo impacto ambiental. 

Você aprenderá de forma simples e prática como analisar o espaço, definir as representações gráficas (desenhos e maquetes) e executar diversas técnicas de bioconstrução. 

Nossa prática acontecerá num canteiro de obras permacultural, executando o projeto de um pequeno chalé, desde a fundação até o telhado, contando com o suporte de profissionais no campo da arquitetura, biologia, e empreendedorismo. 

Além disto, em cada vivência iremos desenvolver mini protótipos de diferentes modelos de bioconstrução, podendo ser levados para casa como objeto de estudo e/ou decoração. 

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Bioconstruindo o Bem”. Entre em contato para que possamos te adicionar!

A agroecologia é uma ciência que busca encontrar formas que permitam alimentar e abastecer a população de forma associada ao equilíbrio ambiental, integrando princípios ecológicos, agronômicos, sociais e econômicos.

Os Sistemas Agroflorestais representam essa estratégia agroecológica de forma que essa produção funcione como um agroecossistema, permitindo a diversificação da produção, gerando maior soberania e segurança alimentar, estabilidade econômica e uma relação mais harmônica com a Terra.

Aprenda técnicas e conceitos essenciais sobre implantação de Sistemas Agroflorestais seguindo os preceitos da agroecologia, em consonância com o meio ambiente.

Convidamos a participar do nosso grupo tematico no Whatsapp “Agroflorestar”, entre em contato para que possamos te adicionar!

Paisagismo é algo além de um simples canteiro. Cada pequena planta possui em sua essência uma importância ecológica e social. As plantas melhoram a qualidade do ar que respiramos, mantêm o microclima, proporcionam bem-estar por sua beleza estética, além de produzirem folhas, flores e frutos que nos servem de alimento.

Planejar um jardim é algo que nos permite criar ambientes funcionais para manutenção da qualidade de nossas vidas. O planeta Terra sempre foi um lindo e continuo jardim, juntos podemos reconstruir essa realidade.

A Formação Livre de Jardinagem e Paisagismo fornecerá os conceitos teóricos e práticos de um projeto de paisagismo, proporcionando uma experiência completa. Faremos o planejamento de um espaço, a nível de projeto, maquete física e execução. Portanto, o participante passará por todas as etapas do planejamento à execução de um jardim, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de arquitetos, biólogos, agrônomos e empreendedores. 
Além disso, serão oferecidas práticas diversas ao longo dos módulos com elementos que consideramos essenciais na composição de espaços funcionais que buscam vibrar em harmonia com o meio ambiente. 

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “O Mundo é um Jardim”, entre em contato para que possamos te adicionar!

Uma formação voltada para pessoas que lidam com públicos, que estão conscientes de que a todo momento, desde o acordar ao deitar estamos constantemente educando e sendo educados, somos seres em movimento e em constante aprendizado. Aprendemos observando desde criança e assim como elas continuamos aprendendo e nos formando.

Você tem noção do quanto de você é realmente você ou é o ambiente, a sociedade e a cultura em que você está inserido que te definem?

Para quem simplesmente gosta de questionar-se sobre sua relação com esses fatores que nos envolvem, ou para você que está intrinsecamente relacionado ao público, formadores, educadores, professores, palestrantes entre toda a gama de pessoas que falam e ouvem outras pessoas. Vamos aprender, repensar e conhecer sobre nós, nossa forma de se comunicar, com quem falamos e como falamos.

Desde abordagens didática, prática, lúdica e sensível a abordagens tecnológica e moderna, vamos repensar a educação como formadores ativos no processo do despertar dessa nova consciência planetária, integrada com a natureza como ela realmente é em nós.

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Aprender com Mãe Terra”, entre em contato para que possamos te adicionar!

Os modelos econômicos mais usados são os mais produtivos? Qual a nossa relação com dinheiro? Como a economia se relaciona com política? O que são essas novas vertentes de  Economia colaborativa, circular, verde, sagrada e criativa? Como podemos criar uma sociedade que busca mais o compartilhar e o cooperar?

Como empreender com criatividade, justiça, sustentabilidade e impacto social? Afinal, o que é empreendedorismo social e negócios sociais? Como o empreendedorismo se relaciona com autoconhecimento, felicidade e saúde mental? Quais as metodologias mais disruptivas, inovadoras e integradas?

Quais práticas fortalecem coletivos, diálogos e comunidade? O que são Comunicação Não-Violenta, Arte de Anfitriar, Educação Gaia, Inteligências coletiva, Sociocracia, dentre tantos outros temas que surgem nessa Nova Era.

Neste eixo vamos expandir a sua consciência para novos conhecimentos em busca de gerar impactos mais positivos seja na sociedade ou no meio ambiente!

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Muda Mundo”, entre em contato para que possamos te adicionar!

Porque comemos o que comemos? Qual a relação da alimentação com saúde mental e do corpo? Qual alimentação se relaciona melhor com o meu estilo de vida? O que realmente é saudável? Orgânico? Vegetariano? Vegano? Crudívoro? Comida viva? Alimentação nutritiva? Comércio justo? Alimentação também é consumismo?

Qual a relação do estilo de alimentação com a desigualdade social? Alimentação em casa? Como meu estilo de alimentação se relaciona com a sustentabilidade? Qual o resíduo da minha alimentação? Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC’s)?

Comer é um ato político e o consumo que fazemos do Planeta Terra passa pelas nossas mesas! Venha discutir, aprender a cultivar, cozinhar e por que não repensar a forma da sua alimentação na sua vida e como ela também impacta no meio ambiente e na sociedade!  

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Alimentando o Bem”, entre em contato para que possamos te adicionar!

A conexão com a arte nos ajuda a restabelecer a saúde, o equilíbrio físico, mental e emocional, proporcionar autoconhecimento, revelar habilidades desconhecidas e proporcionar melhor qualidade de vida. Quando vivenciamos processos da arte, encontramos meios de nos resolver internamente e compreender o mundo.

O objetivo desta jornada no mundo artístico é romper com as crenças limitantes, com a autocrítica e os julgamentos, permitindo a criação livre de expectativas. É se permitir ser. É se permitir transcender as emoções, traduzindo-as para a linguagem da arte. É desenvolver a criatividade inerente em todos nós, resultando na realização pessoal e ao mesmo tempo na conexão com a intuição. É permitir que o divino se manifeste através de nós.

A livre expressão faz com que o indivíduo vivencie a arte de forma integrada com todas as áreas de conhecimento, dando oportunidade de nos recriarmos e participar mais ativamente como indivíduos inteiros. Cada módulo despertará seu potencial artístico latente de maneira única. Aquele potencial que todos nós temos, e que só precisamos nos permitir. Vamos redescobrir nossas aptidões e as memórias ancestrais que habitam em nosso corpo. É sobre materializar o espírito, e espiritualizar a matéria. E também sobre entender como a arte está em tudo o que vemos e sentimos, como ela é importante nossas vidas, sua simplicidade e os prazeres que ela pode nos trazer. Junte-se a nós para aprender a se permitir ser tudo que você já é!

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Expressões do Ser”, entre em contato para que possamos te adicionar!

O Xamanismo é o estudo dos povos ancestrais, de diversas partes do planeta, sejam nativos norte-americanos, índios amazônicos, povos maias, astecas, celtas, hindus ou mesmo aborígenes de tribos africanas.

Como esses povos estabelecem sua conexão com a Mãe Terra e o mundo espiritual, como eles atingem estados alterados de consciência para a cura do ser.

Aprenda a utilizar ervas medicinais, animais de poder, elementos da natureza, rituais, instrumentos musicais e outros saberes milenares para seu autoconhecimento e sua auto cura.

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Raízes Ancestrais”, entre em contato para que possamos te adicionar!

O quanto eu reconheço da minha luz e da minha sombra? Quais as minhas habilidades, virtudes, pontos fortes? Eu vivo meu sonho? A vida que eu tenho hoje me faz feliz? Qual o caminho da felicidade? O que preciso trabalhar em mim? O que desejo me preencher para transbordar? O que preciso me livrar? Como lidar com autoconhecimento? Como compartilhar a felicidade? Como lidar com as adversidades? Qual a minha história?

Trazemos você para repensar a sua saúde de forma mais integral. Conheça as novas terapias como ayurveda, thetahealing, reiki, yoga, meditação, acumpuntura, constelação familiar e tantas outras que buscam o  bem estar do indivíduo e um tratamento mais natural!

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Caminhos do Bem Viver”, entre em contato para que possamos te adicionar!

A proposta deste eixo é ser vivencial e teórico, trazendo facilitadoras incríveis para compartilhar seus saberes e trabalhos, que conduzirão o grupo a explorar pensamentos, ideias, informações e conhecimentos, assim como a explorar novos movimentos e sensações corporais. Mulheres que buscam cada vez mais manifestar em si e no mundo uma existência mais integrada com a Mulher que se É e com a Natureza, repensando o existir e o se relacionar. Conscientes de que estamos conectadas a uma Força Superior Divina, no propósito maior do Amor, da Paz, da Harmonia, Entrega, Confiança… Irmandade. O Divino está dentro nós. E olhando em semelhança ao redor, o Divino está em tudo e todos.

Ao longo de 12 encontros, vamos experimentar no corpo nossa potência como seres humanos, carne, ossos, vísceras, pensamentos, afetos. Ao explorarmos nossa Força Feminina, ao viver as nossas multifacetas, os arquétipos femininos, passamos a compreender e integrar em nossa realidade a Unidade que somos, assim como a Deusa ou Deus ou o que você considerar como uma força maior e sagrada que nos rege, cria e recria a todo instante. Ao resgatar nossa Força Interior passamos a nos conectar ao Feminino e ao Masculino de maneira mais saudável, pois passamos a compreendê-los sob uma nova perspectiva em nós mesmas, em nossas histórias, experiências, crenças e atitudes.

Cultivar um olhar mais cuidadoso, amoroso e livre à mulher que se é e ao corpo que se habita, é fundamental para ressignificar e transmutar experiências, inseguranças, medos, angústias e acontecimentos. Trajetórias que fazem parte de nossas vidas, que nos constituem como pessoas, mas que estão longe de definir quem somos. Nos desvencilhando de máscaras e impedimentos, sejam impostos por nós mesmas ou por outras pessoas/situações, podemos viver de maneira sincera e integral, uma vida de auto responsabilidade e escolhas conscientes, parando de funcionar à mercê do externo e se atentando ao que se passa em nosso interior e no Invisível.

Informações, discussões e experiências relevantes para o caminhar numa conexão mais profunda e sutil consigo mesma. Amparadas e integradas à Natureza, querida Mãe, em seu Divino Esplendor à nossa volta. Dançando, trocando experiências, partilhando o Alimento, nos fortalecendo em humanidade e celebrando na Fogueira Sagrada o uivar de todas as Lobas!

Convido-lhes para essa jornada, irmãs! Vamos juntas, de mãos dadas, pés na Terra e sem limites para os nossos sonhos!

Convidamos a participar do nosso grupo temático no Whatsapp “Saberes Femininos”, entre em contato para que possamos te adicionar!

 

PRÉ-INSCRIÇÃO PROGRAMA REPENSE

Caso tenha interesse em saber mais informações do Programa Repense e saber como funciona as assinaturas, deixe seu nome, e-mail e celular que entraremos em contato o mais breve possível!

Conheça nossa estrutura

PROJETO PARQUE AGROECOLÓGICO

Este é o projeto conceitual, e pretendemos realizar todo ele nos próximos 10 anos. Temos uma primeira etapa que é o desenvolvimento da área de cursos e capacitações, assim como das hospedagens e área de vivências e práticas agroecológicas.

A partir desta primeira etapa daremos a sustentabilidade principal do Instituto e estaremos aptos a desenvolver em conjunto com parceiros, pesquisadores, produtores rurais, turistas e comunidade local, os próximos passos para chegarmos a constituição do Parque Agroecológico.

A segunda etapa será a construção efetiva do Parque com as praças temáticas para cada um dos elementos, nosso parque infantil com brinquedos temáticos e sustentáveis, o restaurante com alimentação natural e orgânica e diversas outras estruturas que visam ensinar e conscientizar os visitantes para as práticas sustentáveis necessárias que poderão ser levadas para o seu dia a dia , seja em suas casas, sítios ou áreas urbanas.

Download do projeto complerto Apoie este projeto!