31 de Janeiro de 2019

Vivência Permacultural - Jan. 2019

Vivência Permacultural - Jan. 2019

No final do mês de Janeiro foram realizadas diversas atividades numa linda imersão permacultural realizada no Instituto Ibietê, cujo foco principal foi Bioconstrução e Agrofloresta. 

Foram dias de muitas trocas e com ensinamentos teóricos e práticos, possibilitando aos participantes  aprenderem diversas técnicas e se divertirem e muito, até porque, qual criança interna que não adora pisar no barro e fazer sujeira?

Nos primeiros dias o foco foi no manejo de bambus, onde trocamos conhecimento sobre plantio, crescimento, colheita, tratamento e utilização... o resultado deste manejo cujo foi uma integral de bambu que já vem sendo utilizada no sítio!


Na sequência aprendemos técnica de hiper adobe, construíndo uma mureta/banco de /passarela (um objeto muitas funções) no parque infantil... após finalizado a estrutura, fizemos o reboco grosso, protegendo e dando parte do acabamento ao banco.  Ainda aprendemos sobre taipa de pilão,.aplicando a técnica no toten da entrada do Instituto.

Além das técnicas de Bioconstrução, fizemos atividades relacionadas ao plantio e manejo agroecológico de plantas, como manejo de bananeiras, preparação de um canteiro agroflorestal e o plantio de plantas medicinais. 
Foram 7 dias de trabalho intenso, com o foco de compartilhar conhecimento do inicio ao fím e foi o que aconteceu, e todos compreenderam mais ainda que a ferramenta da permacultura pode ser aplicada em diversos contextos inclusive no nosso dia -a dia e em nossas vidas.

Autor

Luan Tchorla

Facilitador de Bioconstrução