18 de Maio de 2019

Conheça um pouco da história do Instituto Ibietê

Imagem em plano aberto do Instituto Ibietê

Ibietê, terra honrada e sincera

 

O Instituto Ibietê está completando hoje (18/05/19) 3 anos de idealização, mas a sua história começou a ser concebida, há 14 anos atrás, quando Thiago Sudré resolveu se juntar ao seu pai, José Luiz Sudré, em seu sítio na região de Marechal Floriano, no interior do Espírito Santo.

 

Thiago veio com o sonho de reflorestar parte do terreno de seu pai para criar uma área de preservação ambiental, recuperando um pouco da fauna e flora que tinha se perdido ao longo do tempo. Depois de 10 anos de muito trabalho e dedicação, a nativa Mata Atlântica já tomava conta, com diversas árvores frutíferas, que se tornaram atrativas para diversos tipos de pássaros e animais, que então começaram a repovoar a área recém-recuperada.

ibietê

 

O resultado foi tão satisfatório ,que depois de ver o impacto ambiental positivo causado, Thiago e sua família começaram a pensar numa forma de compartilhar com as pessoas as riquezas naturais que o sítio tinha adquirido ao longo desses anos de reflorestamento. Foi então, que surgiu a ideia de transformá-lo em um projeto ambiental, um espaço aberto onde pessoas poderiam debater e aprender sobre sustentabilidade na prática, além de experimentarem vivência com a natureza e apreciarem a vista, os pássaros e os outros animais.

 

Então, em 2005, o Instituto Ibietê, nasceu. O nome ‘Ibietê’ foi escolhido através de uma junção de 2 palavras do vocabulário tupi guarani (tribo indígena local), sendo ‘IBI’ a terra em que pisamos e ‘ETÊ’, honrado e sincero. Com isso, o nome traz a mensagem de que a terra em que se pisa é honrada e sincera, alinhando isso então aos objetivos do Instituto de ser um espaço de preservação e educação ambiental colaborativo.


 

6 Objetivos Sustentáveis do Instituto

Foram definidos 6 objetivos estratégicos para direcionar e especificar a área de atuação do instituto:

  • Educação Ambiental
  • Pesquisa e desenvolvimento
  • Reflorestamento
  • Programas Ambientais
  • Resgate de Fauna e Flora
  • Ecoturismo


Hoje, o Ibietê já atua com Educação Ambiental, oferecendo cursos e vivências sustentáveis com os temas: Bioconstrução, Permacultura e Agrofloresta. Além disso, o Instituto promove o Repense, um Programa Ambiental colaborativo que tem como objetivo unir facilitadores e voluntários, abrir ambientes de discussão e compartilhamento e promover vivências e oficinas sobre o tema proposto.

Autor

Daniel Souza

Grão Germinadora