Mar
28
Cursos

Manejo de Plantas Alimentícias Não Convencionais

Instituto Ibietê - Marechal Floriano / ES (1h30 de Vitória)

28 de Março de 2020, 07:00h - 29 de Março de 2020, 15:00h

MANEJO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Neste encontro vamos abordar o Manejo das Plantas Alimentícias Não Convencionais. Iremos passar desde os aspectos técnicas de podas, desbastes, desramas e outros tratos culturais nas culturas, passando pelos diferentes tipos de manejo, na sombra no SAF ou o manejo integrado de pragas e doenças.

Falaremos também sobre a saúde dos componentes agroflorestais, fotossíntese, taxas de evapotranspiração, fisiologia vegetal, botânica e sucessão vegetal.

HISTÓRICO DE PANCS E PLANTAS ESPONTÂNEAS

As Plantas Alimentícias Não Convencionais são plantas de desenvolvimento espontâneo, facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até mesmo em calçadas de rua. Infelizmente, muitas das espécies de PANCs são tidas pela população em geral e até pelos próprios agricultores como infestantes e daninhas ou “mato” – e por isso são pouco utilizadas na alimentação por falta de conhecimento ou costume. Estudos revelam que muitas espécies de PANCs possuem teores de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas significativamente maiores quando comparadas às plantas domesticadas.

As Pancs abrangem desde plantas nativas e pouco usuais até exóticas e silvestres com uso alimentício direto (na forma de fruto ou verdura) e indireto (amido, fécula ou óleo). Em geral, não fazem parte do cardápio diário da maior parte das pessoas e não costumam ser encontradas em mercados convencionais. Elas não são transgênicas e, na maior parte dos casos, são orgânicas.

IMPORTÂNCIA E USO DAS PANC

Nesse módulo será apresentada a multiplicidade do uso dessas plantas nos Sistemas Agroflorestais como, na sucessão vegetal, no manejo de pragas e doenças, auxiliando no equilíbrio, harmonia e a saúde do agroecossistema. As PANC tem sido utilizadas há milênios para enriquecimento da alimentação humana, e ainda se mantém fundamentais na busca pela soberania e segurança alimentar dos produtores.

AGROFLORESTA PARTICIPATIVA

Na parte prática serão apreendidas técnicas de identificação de algumas espécies de PANC e plantas espontâneas. Também serão ensinadas técnicas de manejo como, podas, desbastes, desramas e outros tratos culturais.
 

→ VALORES PROMOCIONAIS

R$ 360 - Valor do módulo avulso
R$ 270,00 - Valor do módulo com a assinatura do Programa Repense (Conheça a Formação Completa! ↓)

FORMAÇÃO LIVRE EM AGROFLORESTA

→ INCLUSO NO VALOR

Todas as vivências;
Material didático;
Hospedagem em dormitório;
Alimentação Completa (jantar de recepção na sexta a noite até almoço de domingo);

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA ESTE MÓDULO AGORA! ↓↓↓

Clique aqui e preencha nosso formulário de inscrição!

Facilitadores

Marina Gomes de Figueiredo

Marina Gomes de Figueiredo

Sou bióloga formada em 2005 e desde os primeiros anos da graduação trabalho com conservação. Tenho buscado diferentes ferramentas para conservar e manejar o meio ambiente, fiz mestrado e doutorado voltados para genética da conservação. Durante o doutorado conheci a agroecologia e tenho me aproximado desses preceitos desde então. Fiz especialização em agroecologia e estou trabalhando com o Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa desde 2018. Espero encontrar soluções, dentro das fundamentações agroecológicas, para um desenvolvimento sustentável associado à conservação do meio ambiente e concomitante com a viabilidade econômica.

Luan Tchorla

Luan Tchorla

Formado em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela UENP, Permacultor formado pelo Instituto Çarakura, durante a formação despertou sua paixão pela área de preservação e conservação do meio ambiente, e desde os primeiros semestres procurou efetuar trabalhos seguindo essa linha de atuação, dentre esses trabalhos destaca-se o plantio e a bioconstrução. Já teve experiências com estruturas em bambu, técnicas bioconstrutivas como pau a pique ( Bambu a pique), Cob, Adobe, Hiperadobe, Taipa de pilão.

FAÇA SEU EVENTO CONOSCO

Vamos cocriar juntos seu evento e fazer ele da melhor maneira possível!

Conheça nossa estrutura