Nov
23
Programa Repense

Formação Livre em Novas Tendências

Instituto Ibietê - Marechal Floriano / ES (1h30 de Vitória)

23 de Novembro de 2019, 09:00h - 18 de Outubro de 2020, 15:00h

Você consegue se imaginar vivendo em um mundo mais colaborativo, onde as relações são mais honestas e verdadeiras, onde não existe disputas de poder mas sim formas dinâmicas de todos saírem ganhando.  

Um mundo onde todos tem acesso a energia, alimentos, água potável, moradia, dentre tantas coisas que são básicas para termos uma vida mais plena. Um mundo onde a Natureza é tratada com respeito, sendo preservada e tratada como nossa aliada, onde recebemos sua abundancia de forma sustentável.   

Sim, esse mundo é possível, e já existem diversas metodologias e ferramentas sociais que nos permitem fazer essas mudanças em nossa sociedade. Te convidamos a repensar os nossos paradigmas atuais para um novo olhar e uma nova forma de viver.

Neste eixo vamos expandir a sua consciência para novos conhecimentos em busca de gerar impactos mais positivos seja na sociedade ou no meio ambiente.

Além desse despertar para o novo mundo, vamos te conduzir por uma jornada empreendedora na qual iremos construir de forma colaborativa, ao longo dos encontros, projetos socioambientais disruptivos que serão colocados em atividade ao final da formação.

O mundo já está mudando, e você pode fazer parte dessa mudança!

1º Módulo: Como anfitriar e ser anfitriado?

Uma boa conversa e um bom diálogo permite que as pessoas se conectem e que a inteligência coletiva flua para criatividade, colaboração e dinamismo. Nesse módulo vamos aprender um pouco sobre a importância das conversar, em diferentes cenários, como coletivo, corporativo e relacionamentos em gerais. Vamos levantar pontos e questões que auxiliam a anfitrões e mediadores de assuntos complexos e se preparar para realizar bons espaços de ensino e aprendizado. Todo o final de semana será pautado na Arte de Anfitriar Conversar Significativas e de colher resultados que importam.

A proposta é que você possa conseguir intermediar assuntos difíceis e complexos de forma a trazer resultados positivos para todos os presentes.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Arte de Anfitriar;

• Liderança na era da complexidade;

• Arte de colher;

• Arte de ouvir;

• Ciclo da colheita;

• Conceitos, modelos e padrões de novas tendências de diálogos e como lidar com complexidade;

• Pedagogia do Círculo;

• Colheita Coletiva de histórias;

• Aquário.

2º Módulo: Fortalecendo a Inteligência Coletiva

Quantas vezes você já se deparou em eventos, workshops, grupos de estudos ou mesmos conversas entre amigos, que no final acabando dando voltas e voltas e não chegam a lugar algum.

Nesse módulo vamos fortalecer ainda mais a aptidão para que você possa gerir espaços de diálogos, com uma maturidade de quem sabe anfitriar conversas inteligentes e produtivas. Irá experimentar na prática como a inteligência coletiva e a troca de saberes, pode alavancar vários processos disruptivos e levar os diálogos para um novo nível de entendimento.

Estaremos desenhando processos participativos inspirados na Arte de Afitriar, buscando conversas significativas e a colheita de resultados que importam.

Ferramentas sociais e metodologias:

• World Café (Café mundial)

• Pro Action Café (café proativo)

• Tecnologia de espaço aberto (Open Space)

3º Módulo: Fortalecendo a Inteligência Pessoal

Existe uma máxima que diz: “se você quer mudar o mundo, comece por você”; E ela tem toda razão, afinal, tudo começa em nós e depois se espalha para o coletivo.

É importante fazermos o exercício de observarmos a nós mesmos, os paradigmas e mapas mentais nos quais estamos inseridos, e a partir dessa tomada de consciência conseguir alterar nossos hábitos e ambiente a nossa volta para uma vida mais plena e feliz.

Nossa sociedade está vivendo por profundas transformações, cabe a você decidir se manterá os discursos que fortalecem separações ideológicas, violência, solidão, doenças, medos, ou criar um novo padrão físico, mental, emocional e espiritual, buscando por mais empatia, bem estar, conexões verdadeiras, amor.

Neste módulo vamos trazer saberes ancestrais assim como novas abordagens metodológicas que irão te conduzir ao seu autoconhecimento, trazendo um novo universo de possibilidades para sua vida.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Comunicação Não Violenta (CNV)

• Canvas pessoal;

• Metodologias e testes de perfil comportamental;

• Meditação e Autoconhecimento;

4º Módulo: Da Desigualdade para Sustentabilidade

Já parou para pensar que cada ser humano é um grande organismo com mais de 50 bilhões de células, de diferentes tipos e gêneros, que vivem, morrem, se reproduzem, fazem trocas, disputam entre si ou se ajudam para manter nosso corpo em atividade.

Agora trago a reflexão para o macro, já parou para pensar que Gaia, nosso planeta Terra, é também um organismo vivo, que contempla mais de 50 bilhões de espécies, entre humanos, animais, vegetais, insetos e tantos outros, que da mesma forma vivem, morrem, se reproduzem...

Trazendo para essa visão, quando dentro do nosso corpo não distribuímos da maneira correta todos nossos nutrientes e energias geradas de forma igualitária, acabamos causando uma crise que pode resultar em um tumor, ou qualquer tipo de doença. Assim também é com nossa querida Mãe Terra.

Não adianta vivermos em uma sociedade obcecada por produzir cada vez mais riquezas, se há uma concentração da mesma, causando um desequilíbrio natural neste grande corpo celeste. Não adianta tratarmos Gaia como um bem material que pode ser explorado a qualquer custo, se nossos rios são as veias, nossas florestas são nossos pulmões, e por ai vai. Você imaginaria suas próprias células envenenando suas veias, destruindo seus pulmões. Pois é isso que estamos fazendo com esse grande organismo chamado Terra.

Trazemos aqui essa pequena reflexão que será mais bem trabalhada ao longo de todos nossos encontros. Partiremos nesse módulo para uma jornada de entendimento do nosso papel dentro desse grande organismo e como podemos fazer para multiplicar “células” e “processos” que possam beneficiar este corpo celeste que vivemos, e automaticamente beneficiar a todos que vivem nele.

Neste primeiro módulo vamos entender os principais problemas que nossa querida Mãe Terra está passando, e começar a rascunhas algumas ideias de como podemos ajuda-la.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS);

• Negócios Sociais e Negócios de Impacto Social;

• Árvore do problema + 5 porques;

• Canvas Social;

• Fontes de Informação (Primária, Secundária e Focal);

• Teoria da mudança;

5º Módulo: Qual é seu Sonho?

“Qual é seu sonho?”, essa é a primeira abordagem do Dragon Dreaming, uma metodologia que irá te ensinar como tornar sonhos possíveis, e o melhor ainda, como fazer isso de forma rápida, dinâmica e, principalmente, compartilhada.

O seu sonho também é o sonho de outros, e o sonho de outros, também é seu sonho, pois vivemos em um grande consciente coletivo, e estamos todos buscando tornar o Mundo um lugar melhor, não só para si, como para todos.

É neste espírito de sonhar e compartilhar que iremos conduzir este módulo, ensinando essa metodologia chamada Dragon Dreaming, que vem auxiliando tantos grupos de pessoas a realizarem seus sonhos e curar o Planeta.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Dragon Dreaming

6º Módulo: Criando um Novo Mundo

Você já parou para pensar que a maior parte das ferramentas, produtos e metodologias que estamos usando no mundo atual tem pouco menos de 10 anos. Nossa sociedade está a pleno vapor criativo e vem a cada década criando diferentes maneiras de facilitar a vida ou resolver problemas que antes eram dados como impossíveis.

Criar um novo mundo é possível e ele vem a partir da conexão profunda com o problema no qual queremos resolver. Neste módulo iremos abordar diferentes metodologias para criarmos propostas colaborativas e disruptivas para tornar nosso mundo um lugar ainda melhor para todos.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Design Thinking;

• Benchmark;

• Brainstorming;

• Círculo dos sonhos;

• Oceano Azul (entendendo o diferencial);

• Cadeia de valor;

7º Módulo: Empatia e Cocriação

Nossa sociedade atual está baseada em juntar esforços e recursos para realizar todo tipo de sonho, é inerente ao ser humano cocriar em prol de um bem maior.

Infelizmente nossa sociedade está focada em fazer ficção científica, pensamos em criar ferramentas e produtos que possam atender uma demanda de mercado e assim o fazemos. Mas pouco paramos para pensar em ficção social, pensar em criar novos produtos ou processos para resolver problemas reais que enfrentamos como sociedade.

Precisamos retornar a base da nossa essência, reestabelecer processos empáticos, o olho no olho e a escuta do outro. Redescobrir essa conexão pode nos levar a caminhos mais divertidos, inovadores, profundos e eficazes na construção do mundo que desejamos.

Neste módulo iremos aprender ferramentas que irão te conduzir a vivenciar o problema real que a pessoa que estamos querendo ajudar está vivenciando, de forma a trazer um sentimento cada vez maior do “e se fosse eu passando por essa situação”. Vamos juntar sair de nossas caixinhas e pensar como é estar do outro lado de quem vive o problema.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Mapas Mentais (Empatia, Influência e Entendimento do Problema);

• Pesquisa de Problema e Solução;

• Ida a Campo (Preparação e Registro das Informações).

• Dashboard de indicadores de validação;

• Landing Page, Prototipagem e Pivotagem;

• MVO e MVP;

8º Módulo: Sem Ação Não Há Solução

Pensar o novo mundo e criar novas ideias e propostas é uma parte bem legal e que nos trás muita alegria no processo, pensar em ajudar os outros e solucionar problemas socioambientais, ajudando a todos, é o que nos move.

Mas ficar no pensar, sem a ação de fato, nos conduz a meros expectadores de sonhos lúdicos que nunca se concretizando.

Neste módulo vamos te convidar a “tirar a bunda do sofá” e “colocar a mão na massa”. Está na hora de aprendermos a darmos os primeiros passos para realização de nossos sonhos e projetos. Vamos aprender diferentes metodologias, ágeis e de retorno imediato, para iniciarmos nossos projetos e tirar do papel tudo que começamos a cocriar.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos;

• Effectuation;

• Plano de Ação;

• Scrum;

• Roadmap estratégico;

• Canvas de proposta de valor;

• Business Design Blueprint;

• Golden Circle;

• Lean Canvas;

9º Módulo: Tornando Sonhos Possíveis

Vivemos em uma sociedade que é movida por questões financeiras, e para tornar de fato um sonho possível é necessário mover todo tipo de recursos para que possamos colocar em prática e viabilizar nossos ideais.

Neste módulo vamos aprender como tornar nossos sonhos em projetos altamente rentáveis e sustentáveis. Para mudar o mundo você não precisa ser apenas um voluntário a serviço da humanidade, você também pode ser um empreendedor e gerar um negócio que seja rentável para você e ao mesmo tempo ajude todos ao seu redor.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico (EVTE);

• Valuetion, Ponto de equilíbrio, Cenários e Retorno de investimento;

• Mapa de concorrentes;

• Tamanho de mercado;

• SWOT (FOFA);

• Franquias;

• Canvas e Plano de vendas;

• Modelo de Negócios (B2C, B2B, etc);

• Precificação;

10º Módulo: Germinando as Sementes

Uma vez que seu sonho esteja ganhando forma, está na hora de regar essas sementes que foram plantadas e fazer com que elas cresçam de uma maneira que possa atingir cada vez mais ao objetivo que você se propôs a resolver.

Neste módulo iremos discutir e aprender diferentes técnicas para fazer suas sementes germinarem cada vez mais e dar bom frutos para todos. O marketing e as vendas podem e devem funcionar para um bem maior, vamos entender como é possível fazer publicidade com fins sociais e sendo verdadeiro com seu cliente em potencial.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Canvas de Marketing;

• Geração X, Y e Z;

• Plano de Marketing;

• Storytelling;

• Persona;

• KPIs e OKRs;

• Metodologias de mensuração de impacto.

11º Módulo: Captação de Recursos Empoderada

Todo sonho precisa de um “ponta pé” inicial para que ele possa se tornar realidade. Muitas vezes nossos recursos são escassos e não enxergamos como podemos realizar nossos sonhos de mudar o mundo.

Neste módulo iremos te ensinar a magia da Captação de Recursos Empoderada. Vamos te mostrar como é possível fazer muito com muito pouco, ou ainda melhor, fazer muito com diferentes parceiros e apoiadores que terão o prazer de colaborar com seu sonho, tudo isso pensando sempre em propostas ganhaxganha, na qual todos saem satisfeitos com os resultados.

Ferramentas sociais e metodologias:

• Plano de Captação de Recursos;

• Pitch;

• Ciclo de funding;

• Editais e instituições de fomento;

• Financiamento Coletivo;

• Equity funding;

• Aceleradoras e Incubadoras;

• Investidores Anjos e Smart Money;

• Fundos de Seed Money e Venture Capital;

• Private Equity e Mercado de Capital;

• Patrocínio, apoio e parcerias.

12º Módulo: Novo Mundo, Novos Paradigmas

Neste último módulo fecharemos os nossos encontros mostrando que sim, é possível um Novo Mundo, e ele já existe, basta aprendermos a nos conectarmos de forma verdadeira a ele.

Falaremos sobre novas formas de gestão, de relações econômicas, de relações pessoais, mudanças reais de paradigmas mostrando que a forma como nos ensinaram a fazer pode ser diferente, basta colocar as pessoas e a Mãe Terra no centro do processo.

Ao longo desta jornada, olharemos para a tão falada ideia de novas economias - circular, colaborativa, criativa, solidária, para o bem comum - e tentaremos entender como elas se conectam ao sistema vigente para gerar valor, movimentar recursos, criar empregos e conduzir um novo mundo, mais humano, sustentável, próspero, justo e colaborativo. Será possível? Venha com a gente que mostraremos o caminho!

Ferramentas sociais e metodologias:

• Sociocracia | Halocracia

• Fluxonomia 4D

• Moedas Sociais

• Economia Colaborativa

• Open Source

• Economia do Compartilhamento

• Economia Circular

Facilitadores

Thiago Sudré

Thiago Sudré

Comunicólogo, formado na UFRJ, Gerente de Projetos, formado na FGV. Atua há 15 anos no mercado de marketing digital. Participou do desenvolvimento de mais de 300 projetos de sites e sistemas na internet. É representante da Yunus Brasil no Espírito Santo. Atualmente está como Diretor de Novos Negócios na Grão Germinadora, desenvolvendo Startups de Inovação e Negócios Sociais. É gestor do AmoBrasil, empresa de turismo sustentável, e atua como Presidente do Ibietê, instituto de preservação e educação ambiental.

Amanda Albano

Amanda Albano

Acredita que cada indivíduo possui um potencial de transformação e que juntos somos parte da mudança. Adora ler, estudar e experimentar assuntos, como: Inovação Social, Criatividade, Empreendedorismo, Novas Tendências, Inteligência Coletiva, Conversas Significativas e Formação de Redes. É ambientalista e ativista por natureza, se formou em Oceanografia fortalecendo uma visão sistêmica dos processos socioambientais e reconhece que o futuro começa agora. Tem o privilégio de cocriar sonhos e projetos reais com pessoas maravilhosas e hoje se enxerga como uma Desing de Futuros Desejáveis, possui MBA em Administração do Terceiro Setor, MBA de Liderança, Inovação e Gestão e formação em Coaching, mas gosta mesmo é de aprender na escola da vida.

Daniel Souza

Daniel Souza

Empreendedor apaixonado por inovação social e sustentabilidade. Facilita workshops sobre empreendedorismo, criatividade e inovação. Sócio Co-criador da Grão Germinadora, uma aceleradora de projetos que desenvolve pessoas para germinarem soluções para problemas reais. Atua em startups e organizações, no papel de Diretor de Marketing e Gestor de Projetos. Futurista, acredita no design do invisível para criar futuros desejáveis. Hoje ajuda pessoas a conceber e evoluir ideias e transforma-las em negócios que tenham um impacto socio-ambiental positivo alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UVV e investigador de novas economias, novas tendências para cocriar um novo mundo colaborativo.

Grão Germinadora

Grão Germinadora

Somos um escritório de projetos que atua com negócios sociais. A partir de produtos como planejamento, captação de recursos e consultoria, capacitamos e potencializamos empreendedores sociais a criar ideias que fazem de fato a diferença. Acreditamos que a partir da junção de negócios com impacto social podemos criar um mundo mais sustentável e igualitário.

Nossa ideia é auxiliar os empreendedores a criarem suas empresas sociais de forma simples e acessível. Praticando o que definimos como “serviço justo”, apresentamos soluções criativas que vão desde o planejamento da ideia até a implementação.

A Grão Germinadora é parceira do Instituto Ibietê e apoia o programa Repense.

FAÇA SEU EVENTO CONOSCO

Vamos cocriar juntos seu evento e fazer ele da melhor maneira possível!

Conheça nossa estrutura